No âmbito da 2ª edição da ação desportiva ARCIAL_and_CLUBS, promovida pela Academia de Desporto Adaptado da ARCIAL (ADAA), co-financiado pelo IPDJ no Programa Nacional do Desporto para Todos, e que tem como objetivo a sensibilização e divulgação da prática do desporto adaptado, promovendo junto dos clubes desportivos dos concelhos de Oliveira do Hospital e Tábua encontros/treinos em que os nossos atletas participarão na sessão de treino do clube, numa perspetiva de experimentação e divulgação das diversas modalidades desportivas, o Professor Miguel Dias, e a Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate, com o apoio do Município de Tábua, participaram nesta ação desportiva, recebendo um grupo de atletas da Academia de Desporto Adaptado da ARCIAL, no dia 18 de Março em Midões.
Acreditamos que este tipo de iniciativas sejam uma mais valia para a aproximação da população com deficiência / incapacidade à comunidade em geral, contribuindo assim para a valorização pessoal de cada indivíduo, inclusão social, qualidade de vida e bem-estar, bem como estreitar relações entre os clubes participantes e os seus intervenientes.
Num ambiente de salutar convívio e de enorme competitividade, saudável entre todos os participantes a Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate participou com cerca de 24 atletas tendo obtido nas diversas categorias em prova 12 primeiros lugares, 17 segundos lugares e 9 terceiros lugares.
Todos os atletas e Mestres presentes estão de parabéns pelo excelente nível técnico e fair play demonstrado.
De salientar a excelente organização por parte da Associação de Kenpo Ken Sun Li Portugal e ao Mestre Carlos Dias em especial pela qualidade deste evento.
Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate
Associação de Kenpo Ken Sun Li Portugal
Instituto Português de Kenpo
Associação de Kenpo e Kajukenbo de Viseu
Associação Portuguesa de Kenpo Kombat
Golden Tiger Academy
Associação Portuguesa de Kenpo Americano
E por fim um muito obrigado à Câmara Municipal de Santa Comba Dão pelo extraordinário apoio concedido, sem o qual a nossa participação teria sido mais difícil.
A Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate marcou presença na Gala do Desporto de Tábua 2023, onde celebrou com orgulho as conquistas dos seus atletas. Salvador Camisola foi distinguido com o Prémio Revelação, refletindo o seu talento emergente e dedicação ao Kenpo, enquanto Eduardo Simões foi reconhecido como Atleta do Ano, destacando-se pelo seu desempenho exemplar e espírito desportivo. Estas distinções enaltecem não só o mérito individual, mas também o trabalho coletivo e os valores promovidos pela Academia.
Com Sensei Miguel Dias
A participação da Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate neste prestigiado evento mundial foi marcada por um desempenho de excelência. Atletas de vários dôjos representaram Portugal com brilhantismo, enfrentando algumas das seleções mais fortes do mundo. Apesar de ser uma das equipas com menos participantes, a seleção portuguesa destacou-se pela sua técnica apurada, espírito de equipa e fair play, conquistando o respeito e a admiração de atletas e treinadores de outros países.
Entre os destaques, sublinha-se a dedicação e a garra dos atletas, que superaram adversários mais experientes e categorias de peso superiores. Os resultados alcançados refletem não só a qualidade técnica, mas também o espírito de sacrifício e a determinação que caracterizam a Academia. Os nossos atletas elevaram o nome de Portugal no pódio, acumulando títulos e prémios em várias modalidades, num evento que contou com a participação de dezenas de países.
O sucesso desta participação não teria sido possível sem o apoio inestimável de patrocinadores e parceiros institucionais: Câmara Municipal de Arganil Junta de Freguesia de Midões Junta de Freguesia de Cerdeira Casa do Povo de Cerdeira e Moura da Serra Junta de Freguesia de Gafanha de Nazaré Farmácia de Côja, na pessoa da Dr.ª Paula Cosme. Santa Casa da Misericórdia de Arganil, na pessoa do Prof. José Dias Coimbra. O desempenho dos nossos atletas reafirma o compromisso da Academia em formar campeões dentro e fora do tatami, com valores de respeito, humildade e perseverança.
Organizado pela Academia Fernando & Sergiu Team. De salientar o fantástico espírito desportivo que caracterizou todo o evento e a excelente organização apesar do elevado número de atletas. Os atletas da APKAC que participaram neste evento classificaram-se todos nos 2 primeiros lugares.
Este estágio caracterizou-se pela extraordinária oportunidade em concentra num mesmo evento alguns dos maiores Mestres Mundiais de Kenpo Karate. O treino começava pelas 9 da manhã, existia uma pequena interrupção de meia hora ao almoço, para quem quisesse comer alguma coisa e seguia ininterruptamente durante toda a tarde até às 18 horas. Logisticamente as actvidades estavam dividas por 3 áreas distintas onde, diferentes mestres trabalhavam os conteúdos por grupos de nível. Foi sem dúvida uma fantástica oportunidade de conviver com algumas das Lendas vivas do kenpo karate, bem como fazer novos amigos e desta forma contribuir para que a família do kenpo karate crescesse um pouco mais.
O Estágio foi ministrado por:
Master John Sepúlveda
Sigung Stephen Labounty
Master Bob White
Professor Edward Downey
Professor Pat Salantri
E teve como instructor convidado o nosso Sensei Miguel Dias
O estágio realizou-se no Hombu Dôjo da Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate sediada na Vila de Midões.
Participaram diversos praticantes de diferentes sistemas de Artes Marciais e Desportos de Combate que para o efeito se deslocaram de norte a sul do país, para desta forma darem inicio à constituição de um grupo de prática desta nossa modalidade.
Os nossos agradecimentos ao Professor Luís Preto pela magnifica forma como dirigiu todo o estágio e ao seu assistente, o Mestre Pedro Nantes.
De salientar também a presença da Associação de Artes Marciais Jean Piaget, da Bujinkan Tsuru dôjo, do grupo português de Jeet Kune Dô Unlimited e da Academia de Artes de Combate do Mestre João Santos, sem os quais não teria sido possível realizar este estágio.
A Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate, participou num estátio de Savate e Canne, realizado sobre a égide da Federação Portuguesa de Savate, sob a orientação técnica de Pedro da Glória:
Luva de prata (1983)
Monitor Uc2 (1983)
Instrutor Uc4 (1986)
Responsável pela implantação em Portugal (1985)
Ex atirador internacional
Técnicas de base de Savate (pés + mãos)
Sequências de técnicas de Savate e assaltos temáticos
Assaltos técnicos dirigidos de Savate
Técnicas de base de Canne
Sequências de técnicas e assaltos.
Com vista a inaugurar oficialmente o dôjo de Kenpo Karate da Praia da Barra, ralizou-se um estágio técnico desta modalidade que contou com cerca de 26 participantes, provenientes dos dôjos de Midões, Cerdeira e Praia da Barra. O estágio foi aberto a praticantes de outros estilos de Artes Marciais, pelo que tivemos o privilégio de acolher um grupo de amigos praticantes de Budô Taijutsu.
O estágio terminou com exames de graduação, onde os atletas mostraram toda a sua entrega à arte, mais concretamente no empenho com que mostraram o seu kumité.
Mais um estágio técnico de Jiu Jitsu realizado pelo Mestre João Santos (Campeão Nacional, Campeão Europeu e Campeão Mundial) de Brazilian Jiu Jitsu e representante nacional da Ishin Ryu Jujitsu Association.
Estiveram presentes os 30 atletas provenientes dos dôjos de Cerdeira, Midões e Associação Académica de Coimbra.
Mestre Edward Downey AKTS - EKKA
O II Open de Midões reuniu cerca de 300 atletas de Lisboa, Camarate, Stª Iria de Azóia, Caldas da Rainha, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Alcobaça, Valado dos Frades, São Martinho, Nazaré, Ourém, Areeiro, Maiorga, Leiria, Fátima, Coimbra, Midões, Cerdeira, Viseu, Guarda, Porto, Guimarães e Vizela.
A equipa da nossa academia alcançou resultados impressionantes, reforçando o espírito de dedicação e excelência que nos caracteriza.
Com a presença de atletas de Midões e da Casa do Povo de Cerdeira e Moura da Serra, teve como tema o Kumité.
Embora tenham sido dias fisicamente muito duros e desgastantes, todos os participantes foram da opinião que a iniciativa foi um sucesso, pelo que, esperam que de futuro iniciativas semelhantes, sejam levadas a cabo pela nossa Associação. Este estágio só foi possível devido ao apoio do Mestre Fernando Loio e da Federação Portuguesa de Full Contact, aos quais, prestamos a nossa homenagem e um sincero muito obrigado.
Não podemos também esquecer o apoio da Junta de Freguesia de Midões que gentilmente cedeu o transporte aos atletas desta localidade.
A Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate esteve representada nesta competição pelo instrutor Miguel Dias e pelos atletas Ricardo Melo e Ricardo Martins.
Apesar de ser a estreia destes jovens atletas em competições, os resultados foram verdadeiramente notáveis.
Mesmo competindo com apenas dois atletas contra equipas de várias zonas do país, algumas com mais de 15 participantes, a nossa academia alcançou um impressionante 4º lugar na classificação por equipas. Este resultado só foi superado pelas equipas de Alcobaça (1º lugar), Viseu (2º lugar) e Camarate (3º lugar), que beneficiaram de um maior número de atletas a pontuar para a classificação geral.
Uma performance que reforça o espírito, a dedicação e o talento dos nossos representantes!
Com a presença do Hanshi Stephen Grayston e dos seus assistentes Kyoshi George e Shisei David.
Durante o estágio o Hanshi deu particular relevo ao treino de kihon e kata, sem contudo descurar a prática de kumite. No ultimo dia, foram feitos exames de graduação, aos alunos que se encontravam preparados para tal.
Durante uma cerimónia protocular, exclusivamente falada em língua japonesa, o Hanshi presenteou-nos com a representação da Kodo Butoko Renmei para Portugal, Federação cujo objectivo é preservar as velhas virtudes marciais japonesas.
A Federação Portuguesa de Full-contact juntou cerca de 80 atletas, na sua maioria jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos de ambos os sexos, que se deslocaram de vários pontos do país para participarem no I Torneio de First-contact e Submission Full-contact em Midões, organizado pela Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate com o apoio da Câmara Municipal de Tábua e da Junta de Freguesia de Midões..
O evento decorreu com elevado nível técnico e fair-play perante casa cheia de entusiasmado público, na sua maioria pais, familiares e amigos.
Ministrado pelo Sensei Edward Downey, Director Técnico Europeu da EKKA.
Este evento, contou com a participação de atletas de várias artes marciais provenientes de Aveiro, Campo de Besteiros, Viseu, Tábua e Midões.
Programa do Estágio: Defesa Pessoal, Formas e Graduações.
Esta actividade organizada pela Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate contou com a presença de atletas de Midões, Cerdeira, Campo de Besteiros, Aveiro, Coimbra, Mealhada e da Irlanda.
Mais uma vez, o Mestre Edward Downey, deliciou todos os presentes com o seu excelente nível técnico, tendo a sua presença sido uma inspiração para todos os amantes do Kenpo Karate em Portugal.